Desde que surgiu o Programa Escola da Família, sua missão tem sido abrir a escola para a comunidade e suas famílias, com o compromisso de propiciar o convívio em um local de respeito à diversidade, estimulando as parcerias e a busca por soluções que surgissem dos próprios participantes. Hoje, nesses cinco anos de existência, o Programa contempla 2.335 escolas e recebe milhões de pessoas por mês no Estado de São Paulo.
O uso efetivo dos espaços escolares, que ficavam ociosos aos sábados e domingos, propiciou a milhares de pessoas a oportunidade de participar de atividades ligadas aos quatro eixos: Cultura, Saúde, Esporte e Trabalho. Estes eixos norteiam as atividades do Programa, buscando oferecer uma rede de ações que enriqueçam pessoal e profissionalmente os que ali comparecem.
As conquistas que acompanham o Escola da Família - que bate recordes de público em aceitação, participação voluntária e redução de índices de violência - são resultado do comprometimento de educadores das Coordenações Regionais e Locais: Dirigentes, Supervisores, Professores Coordenadores, Monitores Educacionais, Gestores, Educadores Profissionais, Universitários, Voluntários, Instituições parceiras e todos os participantes envolvidos.
O Programa tem como objetivo primordial estimular a cultura de paz, ampliando os horizontes culturais dos participantes. Desta forma, a autoestima e a identidade cultural dessa população são valorizadas integralmente.
A abertura aos finais de semana, além de oferecer oportunidades que ampliam horizontes e perspectivas, modificou a relação da comunidade com a escola, pois tornou a instituição mais próxima da realidade das pessoas que solidificam, dia-a-dia, os alicerces de respeito ao próximo instituídos desde o início desta caminhada.
Nós da Coordenação Geral estaremos presentes em pensamento em todas as festividades organizadas pelas Coordenações Regionais, com o coração cheio de orgulho por fazermos parte dessa grande família.
Parabéns a todos que participaram e que participam destes cinco anos de conquistas!
Equipe da Coordenação Geral do Programa Escola da Família
Nenhum comentário:
Postar um comentário